Fórum de Ideias + Personal | Não Te Refugies

A vida seria perfeita se apenas tivéssemos que nos preocupar com o que vamos fazer no próximo fim-de-semana, o que vamos comprar, onde vamos passear e com quantos amigos temos que estar nos próximos dias. Infelizmente, necessidades bem mais altas se levantam - e muitas vezes não são directamente nossas, mas sim da Humanidade. E não podemos separar-nos dela.

Imagem Não Te Refugies
No meio da crise humanitária que vivemos, da qual já falei neste post, há bolsas de esperança que aparecem sob a forma de grupos de pessoas que de facto agem. Hoje venho falar-vos da Não Te Refugies, uma organização que tenho acompanhado desde o início, que vejo a crescer, mas que cada vez precisa de mais mãos.

Segundo as palavras da organização, ""Não te refugies" é um projecto conjunto que integra intervenientes portugueses e sérvios e que nasce de um desejo comum de ajudar.". E é isso de que se trata, ajudar quem precisa. As necessidades são avaliadas junto das ONGs em actividade na Sérvia e com a Cruz Vermelha, portanto há contacto constante no terreno. Descubram mais detalhes sobre como actuam AQUI.



Passando ao que realmente interessa: a Não Te Refugies está a recolher bens para enviar para a Sérvia, com pontos de recolha um pouco por toda a zona Norte do país e agora também em Lisboa e Aveiro!
Imagem Não Te Refugies
Na imagem acima podem ver quais os bens mais necessários - basicamente, roupa de INVERNO, tendas, sacos cama, roupa interior, fraldas, toalhetes húmidos. Os bens devem estar em boas condições, caso contrário os controlos alfandegários não permitem que eles passem a fronteira.

Todos os donativos podem ser entregues num destes pontos de recolha:

GRANDE PORTO
Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto
Bombeiros Voluntários de Valongo
Bombeiros Voluntários de Ermesinde
Bombeiros Voluntários de Gondomar
Bombeiros Voluntários da Aguda
Bombeiros Voluntários de Avintes
Bombeiros Voluntários de Coimbrões
Bombeiros Voluntários dos Carvalhos
Bombeiros Voluntários De Crestuma
Bombeiros Voluntários de Valadares
Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia
Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria

PAREDES DE COURA
Bombeiros Voluntários de Paredes De Coura

ARCOS DE VALDEVEZ
Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez

BRAGA
Mindstation

LINDA-A-VELHA
Central Mensageiro

AVEIRO
Agrupamento de Escolas de Aveiro

LISBOA (mais detalhes AQUI)
ALVALADE - R. João Saraiva 5
AMADORA - Rua Alfredo da Silva, Lote 16 Armazém 4

VIA CTT (ENVIO POSTAL)
"Não te Refugies"
Bombeiros Voluntários de Valongo
Avenida 5 Outubro
4440-503 Valongo

Imagem Não Te Refugies
Caso sejam do Porto e queiram ajudar presencialmente, basta enviar uma mensagem para a página da Não Te Refugies e eles dão-vos todos os detalhes. No passado fim-de-semana fui ajudar a separar, escolher e empacotar os donativos que vão sendo recolhidos e garanto-vos: há muito para fazer!!!

Caso possam contribuir com outros itens (caixas, produtos de higiene, ajudas no transporte, etc.), todas as ajudas são bem vindas - basta entrarem em contacto com a página!



8 comentários :

  1. pena não haver pontos de recolha em coimbra :/ tinha imensa roupa que normalmente doamos a cats e lijs de crianças e jovens e daria muito jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True :\ mas não tenho dúvidas que eventualmente vai surgir! Eu vou actualizando a lista, se entretanto aparecer um em Coimbra aviso-te!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada, Inês! Acho que devemos usar todos os meios à nossa disposição para ajudar sempre que possível - não custa nada e só faz bem! E no próximo fim de semana estou lá outra vez :)

      Eliminar
  3. Parece-me mesmo uma excelente iniciativa!!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Que projecto fantástico! Pena não ter nenhum ponto de recolha por perto. Ainda assim adorei o projecto, espero que muita gente participe <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro a iniciativa

    Beijinho gigante <3

    Se poderes passa pelas minhas redes sociais e comenta amava saber a tua opinião!
    Facebook | Blog | Instagram

    ResponderEliminar