Personal | A aprender a escrever

Sempre fui uma rapariga das ciências. Português era uma seca, poesia era coisa para me fazer "cortar os pulsos", e a única coisa que eu gostava de fazer relacionado com isso era ler. Ler, ler, e ler mais um bocadinho, até adormecer com os livros à minha beira [quem nunca?!]!


A escrita nunca fez parte dos meus hábitos. E porquê? "Porque eu não sei escrever!", responderia eu. No entanto, sempre me deixei inspirar e, tal como faço ao criar uma personagem quando tenho um papel para levar a cena, deixava a imaginação fluir e criava narrativas inteiras na minha cabeça, ou apenas frases que julgava que devia registar. Mas nunca o fazia "porque eu não sei escrever!", portanto nem valia a pena.

Bom, embora continue a achar que "não sei escrever" - tenho um registo muito coloquial, pouco lírico e sabendo que eu própria não me leria com o mesmo entusiasmo que leio qualquer um dos meus autores favoritos, decidi que chegou a altura de quebrar essa barreira que levantei a mim mesma, tal como já levantei a barreira da poesia e a barreira que tinha contra a "utilidade da interpretação de textos" - o teatro faz maravilhas (risos)!

Assim sendo, há uns dias atrás abracei um novo desafio. Vão poder ler uns devaneios meus pelo CPR - A Reabilitação da Escrita! E o que é este grupo? É uma plataforma genialmente criada pela Catarina do Joan of July e pela sua amiga Joana. Inicialmente a ideia era ter participantes apenas de Lisboa, mas no mês passado abriram-no a participantes de todo o país e bem...não podia deixar passar!

Sabendo que agora tenho um objectivo para escrever, já não me parece tão descabido. Já não me parece tão parvinho. Confesso-vos que, à conta disto, já dei por mim a estrear um caderno com uns quantos textos que nem sequer são para aqui, mas que foram escritos simplesmente porque me apeteceu.

E assim se mudam hábitos e descobrem facetas novas...podem acompanhar os meus textos escritos no CPR nesta página!

E por aí? Que vozes criativas têm vocês escondidas debaixo da pele? 


12 comentários :

  1. you go, giiiirl. a dar-lhe milhões nas coisas novas <3

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu também sou uma rapariga das ciências!
    Sem dúvida que português é a disciplina "menos preferida"!!

    Achei super inovador e o projeto CPR, muito giro e vou tentar acompanhar os textinhos :)

    beijinhos,
    nica-llu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Também vi o CPR, contactei-os pelo website, mas não obtive ainda resposta... (não sei se foi a melhor maneira lol)
    Eu também em parte sinto o mesmo que tu "eu não sei escrever" mas às vezes elaboro cada texto na minha cabeça e penso "isto era giro de partilhar" - a questão é que eu tenho que melhorar em muito o meu léxico e a construção das frases.
    Fico muito contente por ti Jiji. E já agora, eu gosto da maneira como escreves :)
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah acho que nos últimos dias têm andado mais ocupadas, mas de certeza que te respondem não tarda! O treino é mesmo a melhor maneira de melhorar :) Obrigada! <3

      Eliminar
    2. Se não responderem volto a chatear :p
      De nada! :)

      Eliminar
  4. Fico muito feliz por arriscares e fazeres algo novo! Tenho a certeza que os teus textos vão ter um feedback excelente por tu realmente sabes escrever!

    Beijinhos, Style and Life by Marta

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que sabes escrever, e agora? Agora, tens de escrever mais textos maravilhosos para nós!!
    Beijinhos

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderEliminar
  6. Que bom quando descobrimos que o que achavamos não saber fazer, afinal sabemos, bjs e bom fim de semana amiga

    ResponderEliminar
  7. Boa!!!! Tenho a certeza que vais "brilhar" nessa area!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar