Travel + Photo + Foodie | Jiji en Barcelona! | Onde comer?

A real surpresa: comi TÃO bem em Barcelona! Juro que não estava à espera.

Eu sou um bom garfo. Não sou muito esquisitinha. Mas sou uma defensora aguerrida de que em Portugal se come muito, muito bem - o que faz automaticamente com que eu ache sempre que pondo os pés no lado de lá da fronteira, vou passar fome (a não ser que vá a Itália ou à Índia).

Pois bem, toma lá Joana, que é para aprenderes! Comi mesmo bem em Barcelona - e caro, também, ou não fosse esta uma cidade altamente focada no turismo - e venho hoje falar-vos de alguns locais em que fui deliciar as papilas gustativas!

LA BOQUERIA

A famosa La Boqueria - da qual já vos falei no meu post sobre Las Ramblas, aqui - tinha que ser a primeira da lista. Doce ou salgado, pequeno-almoço, almoço, lanche - e jantar, se forem lá buscar antes de fechar! Há de tudo, com bom aspecto, muita variedade, vendedores para todos os gostos, e ainda algumas ideias de lembranças e presentes deliciosos. Almocei sandes, lanchei sumos e fruta, e ainda petisquei mais umas coisinhas por aqui!




Acrescento que muitas coisas - incluindo os famosíssimos sumos - ficam ao preço da chuva quando está a fechar. Sim, durante o dia os preços são os normais (para turista, olé), e quando voltamos lá ao final da tarde havia de tudo e mais alguma coisa em promoção. Porque, afinal, há uma reputação a manter e por isso todos os produtos têm que ser frescos e não ficam de um dia para o outro.






O Restaurante Nuria fica no início das Ramblas, mesmo junto à Praça da Catalunha. Acabamos por escolher este local porque tinha bom aspecto e, bom, as pessoas na esplanada pareciam bem contentes com os seus pratinhos. Entramos, e demos com um espaço mesmo bem decorado, agradável, amplo e iluminado. O menu também agradou: vasto, com muitas opções, se bem que claramente turístico - muitos pratos que facilmente agradariam a qualquer um, misturado com alguns pratos mais locais.




Tortilha para entrada, hambúrguer (muito, muito bem servido!), massa à bolonhesa e carbonara (e que boas que estavam), pizza (enorme e deliciosa!) e salmão grelhado (com muito bom aspecto - este não provei). Tinha sido uma boa aposta, tudo estava muito bem confeccionado, havia muitas opções de escolha, e só não fomos para as paellas porque, bem, não fica barato pôr seis pessoas a comer paella num restaurante semi-caro em Barcelona. (Mas não desistimos - mais à frente há paella!).





Resumo? Um almoço tardio que veio mesmo a calhar para reconfortar o estômago de quem tinha passado a manhã a correr meia Barcelona!



Quando voltar a Barcelona, volto ao Taller de Tapas da Rambla das Flores. Tão simples quanto isso! Desde o espaço estupendamente decorado, moderno e confortável, com uma mesa central enorme e em cores quentes, ao atendimento super simpático e bem disposto, passando pelas tapas tão bem confeccionadas e dispostas, tudo me conquistou aqui. Queríamos tapas, tivemos excelentes tapas!





Devo aproveitar para deixar a dica: em Espanha, sê espanhol. Ou tenta. Vale a pena. Este hábito tão português que é juntar-nos à mesa, em redor de bons petiscos, partilhando histórias, experiências e sorrisos, consegue perfeitamente ajustar-se a esta tradição de partilhar n pratinhos, experimentar tudo e mais alguma coisa, e ter uma refeição demorada que na realidade parece passar à velocidade da luz porque nos está a saber tão bem. E sabe bem a partilha, a refeição, e acima de tudo esquecer o que nos faz mal porque estamos com quem mais gostamos!






VASCULHEM!

Objectivo do último almoço: almoçar paella sem ir à falência! E vou ter que fazer aqui uma batota, porque não me lembro do nome do restaurante onde acabamos por ir - buh - mas tivemos que vasculhar bem o Barri Gòtic - do qual vos falei aqui - para encontrar um local para almoçar. Restaurantes não faltam, restaurantes com menus turísticos também não, mas, como acontece em qualquer cidade fortemente turística, há um certo aproveitamento a nível de preços.

Lá acabamos por encontrar um local com um menu muito interessante com tapas e paella e não hesitamos: confesso, aqueles pratos expostos cá fora fizeram-nos olhinhos! E não saímos desiludidos. Tapas simples mas muito boas, e paella de frango para todos: simples mas muito bem temperada e deliciosa! Sim, fiquei com vontade de experimentar fazer em casa!




Podia dizer-vos para evitarem restaurantes claramente para turistas, para tentarem descobrir onde vão comer os locais, mas de facto numa cidade tão grande fica difícil. É um dos efeitos do turismo, suponho! Mas bom, à falta de melhor solução, procurem, olhem para os pratos de quem está nas esplanadas, vasculhem os menus e não deixem que quem está a chamar clientes à porta dos restaurantes vos dê a volta só porque sim! Acima de tudo, aproveitem a gastronomia e a cultura do local onde estão!

Abri-vos o apetite? :)



19 comentários :

  1. Ahhh mas que bom aspeto *-*

    www.thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que fotos lindas Jiji! E que saudades desse lugar :) Um grande beijinho *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Hum tantas maravilhas juntas, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. tem tudo super bom aspecto, as fotos estão muito boas :) beijinho*

    http://iispinklove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Abriste sim xp e também tenho essa ideia de que comer bem bem é em Portugal e depende da zona x) mas isto tem muito bom aspeto e o sitio e super giro.
    Kiss

    Giveaway-NYX, no blog
    www.inspirationswithm.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Quando lá estive não consegui ir conhecer, mas numa próxima não me falha!

    ResponderEliminar
  7. Ok, tenho mesmo que estar atenta a estes post de Barcelona, acho que vou mesmo ter que ir lá para o ano, principalmente porque acho que o meu irmão vai estagiar para lá. Nessa altura, tenho mesmo que voltar a este post! Que bom aspecto, omg!! :O

    Joan of July

    ResponderEliminar
  8. Eu tento sempre comer nos sítios onde andam os locais, mas em cidades incrivelmente turísticas como Barcelona acredito que possa ter uma tarefa complicada... As fotografias estão bem bonitas, e fiquei com vontade de ir comer uns petiscos :D

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina! :D É difícil, de facto - e nós também não procuramos tanto assim a não ser no dia da paella :p

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)