Photo | Off Sight | A Casa do Cais do Cavaco

O prometido é devido: disse-vos no post de resumo do 6 on 6 que nós não ficaríamos por aqui, e cá está o nosso novo projecto! O Off Sight será uma rubrica publicada no último dia de cada mês, em que iremos explorar elementos que nos rodeiam e que à partida não seriam uma escolha óbvia. Que estão off sight! Durante quanto tempo? Com que temas? Só o tempo e a nossa imaginação o dirão!




O nosso primeiro desafio é, sem dúvida, algo novo para nós: explorar edifícios abandonados! Creppy much? Not really, porque não estamos sozinhas! Eu e a minha mint buddy, a Catarina, decidimos atirar-nos de cabeça a este desafio juntas e começamos o ano a explorar a casa que está discretamente - e imponentemente, ao mesmo tempo - abandonada junto às margens do Douro, no Cais do Cavaco.






A última ocupação desta casa foi como terminal de gás e edifício administrativo para a Mobil Oil, que aqui actuou na década de 60 (aqui e aqui). Infelizmente não tenho informação sobre a origem deste palacete: um grande complexo, já em ruínas e em duvidosas condições de segurança, com uma vista espectacular sobre o Porto e imensos detalhes a pedir uma fotografia! Deixo-vos então com algumas imagens captadas neste cenário.





Ficou a vontade de voltar - o fácil acesso, a presença de mais fotógrafos e pessoas a passear os seus cães e a escassez de objectos que facilmente associaríamos a um local como este deixou-me mais descansada no que diz respeito a quem frequenta este local, e com vontade de criar um pouco mais nas fotografias que podem ser aqui feitas.

Agora é tempo de explorar as restantes descobertas deste mês! E se quiserem juntar-se a nós em alguns dos meses, basta avisar, temos todo o gosto em receber-vos!


Ficou a sede por mais - e mais virá! O que acham deste nosso novo projecto? :)


37 comentários :

  1. Gostei bastante deste projecto e identifico-me. O meu pai, como amante de fotografia, tem o mesmo hábito e, em muitas das suas 'expedições', leva-me com ele. As fotografias estão fantásticas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês! :) Para mim é um mundo mais ou menos novo - já passaram anos desde as minhas últimas aventuras e não havia câmara nessa altura - mas adoro a adrenalina!

      Eliminar
  2. gosto bastante porque costumo fazer isso muitas vezes :D
    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoreeeiii! Tudo o que seja projeto fotográfico eu adoro. Gostei especialmente da fotografia do poliban e das garrafas. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. Que projeto (e resultado) genial :) Mas não consigo deixar de achar a casa um bocadinho creepy na mesma :p

    Sorteio em parceria com a SMART no My kind of joy

    ResponderEliminar
  5. Começo por dizer que não conhecia o teu blog, no entanto, fazendo uma visita por alguns posts fiquei com vontade de continuar a acompanhar!
    Este projecto é super interessante para quem gosta de fotografia como eu, e verdade seja dita...as tuas estão fantásticas, parabéns!
    Já estou a seguir o blog e a pagina de facebook. Se puderes, passa no meu blog e se gostares, segue também.
    Beijinhos
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Se quiseres juntar-te a nós, apita :) vou espreitar o teu blog! *

      Eliminar
  6. Obrigada! ♥
    As fotos estão fantásticas Ju!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o projecto :)
    As fotos estão fantásticas.
    Beijinhos
    http://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelas fotografias, estão excelentes! Aprecio bastante esta temática mas nunca me aventurei, talvez por não conseguir convencer ninguém a ir comigo haha. Maybe one day :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo! Ah caramba, pena - para estes sítios de facto não convém ir sozinho lol

      Eliminar
  9. Adorei as fotografias mas aquela das escadas (a terceira) é incrivelmente bonita. Parabéns, Jiji!
    E a ideia é fantastica!

    ResponderEliminar
  10. Adoro este tipo de locais e adorei as fotos!! Algo me diz que vais adorar quando mostrar o meu passeio ao Hotel Águas Radium :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso, deve ser uma sensação muito boa quando se descobrem lugares assim! Fico à espera para ver mais :)

    ResponderEliminar
  12. ADOREI por completo o post! Adoro tirar fotografias e então em sítios abandonados, ui!! Segui o blog!!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. ADOREI!! A ideia e as fotos que estão espetaculares! Parabéns :)
    Beijinhos! http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. já estou para ir a essa ruinas há imenso tempo vieste abrir o "apetite" de ir lá explorar o espaço :D
    beijinho

    p.s. fotos fantásticas

    ResponderEliminar
  15. Adoro as fotografias.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  16. Joana, as tuas fotografias estão cada vez mais bonitas e perfeitas! E há qualquer coisa na decadência que nos impele a olhar e a registar e que torna tudo tão mais bonito, não achas? Saber que já houve vida ali, mas que agora foram as plantas a tomar conta de tudo, é simultaneamente devastador e intrigante (e lindo demais, claro!) Beijinhos e muitos parabéns!*

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia, mas tenho de te dizer que as fotos estão INCRÍVEIS!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. É tão giro ver duas perspetivas diferentes duma mesma casa! As tuas fotos têm um ar sombrio, misterioso e acho que transmitem algo muito real, como se tivéssemos estado mesmo lá. Parece mesmo cinematográficas. Caramba, sou mesmo tua fã!

    ResponderEliminar
  19. Fotos lindas! :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adorei :) Estás a evoluir miúda! Cores bonitas, olho atento, keep going :D

    ResponderEliminar
  21. Hey ma buddy :p Opa adorei este teu post! É tão engraçado ver como as pessoas têm diferentes visões da mesma coisa. Neste caso, sinto que eu dei uma visão mais do exterior da casa e tu foste aos detalhes. Tão giro! As tuas fotografias estão muito bonitas e gostei da edição "dark" que lhe deste :D Gostei muito de explorar este local contigo. Agora venha o próximo!

    ResponderEliminar
  22. Acabei de ver o post da tua mint buddy e isto é mesmo giro, poder ver duas prespectivas tão diferentes de exactamente a mesma coisa. Claro que dá para perceber que é no mesmo sítio, mas estão mesmo diferentes!

    Esse local é maravilhoso para fotografar, nem dá para acreditar que é ali beira rio. Gosto muito da edição que fizeste, mas as minhas fotos preferidas são a terceira, que nos leva a subir as escadas para ver o que se passa e o mistério da última fotografia.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  23. Adorei! As fotografias transmitem o sitio tão bem! Fiquei completamente apaixonada! Adoro explorar, é uma das coisas que sinto mais falta na minha ilha!
    Já estou a seguir!


    LOOKBOOK Ying Yang
    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. É uma ótima ideia este projeto! Adoro casas abandonadas, cada uma tem a sua história, os seus mistérios, a sua beleza que muitas vezes não é explorada e, no meu ponto de vista, fizeste-o extremamente bem. Aguardo ansiosamente pelos posts seguintes relacionados com este projeto, esperando que hajam mais sítios abandonados ;)

    Bruno Dias,
    http://ahvisions.blogspot.pt || A Hundred Visions, um novo blog

    ResponderEliminar
  25. Babei-me com estas fotos, com este cenário, e com tudo!!! Está fantástico! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  26. Eu simplesmente adorei este tema! Tenho um fascínio por lugares como este, abandonados e meio que esquecidos pelo tempo. Ponho-me sempre a imaginar como seria antes, e o que teria acontecido. E acho que é de uma beleza incrível quando a natureza começa a reclamar o território, vencendo o betão, como mostras em muitas das fotografias. Adorei, mesmo!

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar