Photo | Off Sight | A Casa do Cais do Cavaco

O prometido é devido: disse-vos no post de resumo do 6 on 6 que nós não ficaríamos por aqui, e cá está o nosso novo projecto! O Off Sight será uma rubrica publicada no último dia de cada mês, em que iremos explorar elementos que nos rodeiam e que à partida não seriam uma escolha óbvia. Que estão off sight! Durante quanto tempo? Com que temas? Só o tempo e a nossa imaginação o dirão!




O nosso primeiro desafio é, sem dúvida, algo novo para nós: explorar edifícios abandonados! Creppy much? Not really, porque não estamos sozinhas! Eu e a minha mint buddy, a Catarina, decidimos atirar-nos de cabeça a este desafio juntas e começamos o ano a explorar a casa que está discretamente - e imponentemente, ao mesmo tempo - abandonada junto às margens do Douro, no Cais do Cavaco.






A última ocupação desta casa foi como terminal de gás e edifício administrativo para a Mobil Oil, que aqui actuou na década de 60 (aqui e aqui). Infelizmente não tenho informação sobre a origem deste palacete: um grande complexo, já em ruínas e em duvidosas condições de segurança, com uma vista espectacular sobre o Porto e imensos detalhes a pedir uma fotografia! Deixo-vos então com algumas imagens captadas neste cenário.





Ficou a vontade de voltar - o fácil acesso, a presença de mais fotógrafos e pessoas a passear os seus cães e a escassez de objectos que facilmente associaríamos a um local como este deixou-me mais descansada no que diz respeito a quem frequenta este local, e com vontade de criar um pouco mais nas fotografias que podem ser aqui feitas.

Agora é tempo de explorar as restantes descobertas deste mês! E se quiserem juntar-se a nós em alguns dos meses, basta avisar, temos todo o gosto em receber-vos!


Ficou a sede por mais - e mais virá! O que acham deste nosso novo projecto? :)


39 comentários :

  1. Gostei bastante deste projecto e identifico-me. O meu pai, como amante de fotografia, tem o mesmo hábito e, em muitas das suas 'expedições', leva-me com ele. As fotografias estão fantásticas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês! :) Para mim é um mundo mais ou menos novo - já passaram anos desde as minhas últimas aventuras e não havia câmara nessa altura - mas adoro a adrenalina!

      Eliminar
  2. gosto bastante porque costumo fazer isso muitas vezes :D
    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoreeeiii! Tudo o que seja projeto fotográfico eu adoro. Gostei especialmente da fotografia do poliban e das garrafas. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. Que projeto (e resultado) genial :) Mas não consigo deixar de achar a casa um bocadinho creepy na mesma :p

    Sorteio em parceria com a SMART no My kind of joy

    ResponderEliminar
  5. Começo por dizer que não conhecia o teu blog, no entanto, fazendo uma visita por alguns posts fiquei com vontade de continuar a acompanhar!
    Este projecto é super interessante para quem gosta de fotografia como eu, e verdade seja dita...as tuas estão fantásticas, parabéns!
    Já estou a seguir o blog e a pagina de facebook. Se puderes, passa no meu blog e se gostares, segue também.
    Beijinhos
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Se quiseres juntar-te a nós, apita :) vou espreitar o teu blog! *

      Eliminar
  6. Obrigada! ♥
    As fotos estão fantásticas Ju!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o projecto :)
    As fotos estão fantásticas.
    Beijinhos
    http://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelas fotografias, estão excelentes! Aprecio bastante esta temática mas nunca me aventurei, talvez por não conseguir convencer ninguém a ir comigo haha. Maybe one day :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo! Ah caramba, pena - para estes sítios de facto não convém ir sozinho lol

      Eliminar
  9. Adorei as fotografias mas aquela das escadas (a terceira) é incrivelmente bonita. Parabéns, Jiji!
    E a ideia é fantastica!

    ResponderEliminar
  10. Adoro este tipo de locais e adorei as fotos!! Algo me diz que vais adorar quando mostrar o meu passeio ao Hotel Águas Radium :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso, deve ser uma sensação muito boa quando se descobrem lugares assim! Fico à espera para ver mais :)

    ResponderEliminar
  12. ADOREI por completo o post! Adoro tirar fotografias e então em sítios abandonados, ui!! Segui o blog!!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. ADOREI!! A ideia e as fotos que estão espetaculares! Parabéns :)
    Beijinhos! http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. já estou para ir a essa ruinas há imenso tempo vieste abrir o "apetite" de ir lá explorar o espaço :D
    beijinho

    p.s. fotos fantásticas

    ResponderEliminar
  15. Adoro as fotografias.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  16. Joana, as tuas fotografias estão cada vez mais bonitas e perfeitas! E há qualquer coisa na decadência que nos impele a olhar e a registar e que torna tudo tão mais bonito, não achas? Saber que já houve vida ali, mas que agora foram as plantas a tomar conta de tudo, é simultaneamente devastador e intrigante (e lindo demais, claro!) Beijinhos e muitos parabéns!*

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia, mas tenho de te dizer que as fotos estão INCRÍVEIS!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. É tão giro ver duas perspetivas diferentes duma mesma casa! As tuas fotos têm um ar sombrio, misterioso e acho que transmitem algo muito real, como se tivéssemos estado mesmo lá. Parece mesmo cinematográficas. Caramba, sou mesmo tua fã!

    ResponderEliminar
  19. Fotos lindas! :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adorei :) Estás a evoluir miúda! Cores bonitas, olho atento, keep going :D

    ResponderEliminar
  21. Hey ma buddy :p Opa adorei este teu post! É tão engraçado ver como as pessoas têm diferentes visões da mesma coisa. Neste caso, sinto que eu dei uma visão mais do exterior da casa e tu foste aos detalhes. Tão giro! As tuas fotografias estão muito bonitas e gostei da edição "dark" que lhe deste :D Gostei muito de explorar este local contigo. Agora venha o próximo!

    ResponderEliminar
  22. Acabei de ver o post da tua mint buddy e isto é mesmo giro, poder ver duas prespectivas tão diferentes de exactamente a mesma coisa. Claro que dá para perceber que é no mesmo sítio, mas estão mesmo diferentes!

    Esse local é maravilhoso para fotografar, nem dá para acreditar que é ali beira rio. Gosto muito da edição que fizeste, mas as minhas fotos preferidas são a terceira, que nos leva a subir as escadas para ver o que se passa e o mistério da última fotografia.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  23. Adorei! As fotografias transmitem o sitio tão bem! Fiquei completamente apaixonada! Adoro explorar, é uma das coisas que sinto mais falta na minha ilha!
    Já estou a seguir!


    LOOKBOOK Ying Yang
    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. É uma ótima ideia este projeto! Adoro casas abandonadas, cada uma tem a sua história, os seus mistérios, a sua beleza que muitas vezes não é explorada e, no meu ponto de vista, fizeste-o extremamente bem. Aguardo ansiosamente pelos posts seguintes relacionados com este projeto, esperando que hajam mais sítios abandonados ;)

    Bruno Dias,
    http://ahvisions.blogspot.pt || A Hundred Visions, um novo blog

    ResponderEliminar
  25. Babei-me com estas fotos, com este cenário, e com tudo!!! Está fantástico! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  26. Eu simplesmente adorei este tema! Tenho um fascínio por lugares como este, abandonados e meio que esquecidos pelo tempo. Ponho-me sempre a imaginar como seria antes, e o que teria acontecido. E acho que é de uma beleza incrível quando a natureza começa a reclamar o território, vencendo o betão, como mostras em muitas das fotografias. Adorei, mesmo!

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  27. Alguem já sabe a origem deste palacete? Sei que uma.companhia de gás comprou mas a origem dele alguem sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de novo, infelizmente - acabei de pesquisar a ver se aparecia algo de novo, mas nada. Se houver mesmo vontade de explorar, talvez nos serviços de urbanismo da CM Gaia saibam algo!

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)