Fórum de Ideias | Natal é tempo de ajudar

Confesso que sou daquelas pessoas que, chegando ao Natal, fica toda contente e em modo criança - iei prendas! O meu lado consumista adora dar e receber presentes - the dark side is strong in this one - não só pelo lado material da coisa mas também pelo lado de poder escolher algo para mimar todos os que gosto e poder mostrar-lhes que me importo (tenho alguma dificuldade em expressá-lo por palavras, por isso gosto de o fazer por gestos!).


No entanto, e é disso que vos venho falar hoje, o Natal não se faz só de presentes, árvores decoradas a preceito e mesas fartas. Faz-se também de solidariedade e amor. Faz-se de partilha, não só com os que nos estão próximos, mas também com quem não tem a sorte de ter tudo o que precisa, seja isso afecto, família, bens essenciais...por isso, podendo ajudar em alguma coisa, é sempre uma boa altura para pormos as mãos à obra - afinal de contas, é nesta altura que mais somos "bombardeados" com campanhas de solidariedade e em que é mais fácil ajudar.

Depois de ver o post da Sara do Little Tiny Pieces of Me tinha que vos vir falar da campanha dos CTT, o Pai Natal Solidário. Tinha mesmo que vos falar dela. A ideia é apadrinharmos cartas de crianças até 12 anos em situação de risco em instituições de solidariedade social, e com isso dar-lhes um Natal mais feliz. Simples. E sabendo como é bom ter debaixo da árvore o que pedimos ao Pai Natal quando somos pequeninos, sabemos que é um gesto tão simples e que traz tanta alegria a estes miúdos.

Caso prefiram, sugiro que visitem uma destas instituições. Seja para levar uns bolinhos, uns livros, uns brinquedos. Não é fácil para os de coração mole, é verdade, mas dá-nos um choque de realidade e ao mesmo tempo uma sensação de que estamos a ajudar a trazer um bocadinho mais de amor à vida destas crianças, e isso é tão bom. "Gabo-me" de ser uma insensível, e das [poucas, verdade] vezes que fiz isso, saí de lá sempre com a sensação de que o que fiz era tão pouco, mas era bom. Ou se preferirem, visitem um lar de idosos! Ou mesmo aquela vossa tia-avó que já não vêem há anos!

Como sugestão, e porque muitas vezes queremos ajudar e não sabemos como, deixo-vos a página do meu município onde estão listadas todas as associações de apoio social - as áreas de actuação são muito distintas e grande parte delas estarão interessadas em contar com a vossa ajuda, é só contactá-las! Tentem obter a mesma informação na vossa zona!

Nos últimos anos tenho trabalhado na in skené numa campanha de recolha de bens de higiene para 50 famílias de Gondomar. E acreditem que é uma ajuda preciosa, por muito pequena que seja. Ainda estamos a criar a divulgação desta campanha deste ano, mas assim que esteja pronta falo-vos dela com mais detalhe.

As verdadeiras questões que nos devem fazer pensar: porque é que, como sociedade, não temos este espírito de ajuda o ano todo? Porquê no Natal? Será ajudar um acto puro de egoísmo com consequências positivas? Nem sempre o egoísmo é uma coisa má...


13 comentários :

  1. Nos últimos anos tenho participado na iniciativa do Pai Natal Solidário, e adoro ler todas aquelas cartinhas, escolher uma e imaginar que naquela noite, cheia de magia, aquela criança vai ter mais um motivo para sorrir. E isto de ajudar é completamente viciante, e quando é para crianças dá-me ainda mais gosto, porque cá por casa, na noite de natal, não há nenhuma.:/
    Este ano resolvi fazer diferente e ajudar numa campanha de recolha de donativos para uma menina, através de crowdfunding. Acho que o importante é por momentos, afasta-rmo-nos de toda a "riqueza" que impera no Natal, e dividir o que temos com quem mais precisa, mesmo que tenhamos pouco.

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom. A magia é mesmo essa, Daniela :) às vezes com pequenas coisas conseguimos sorrisos tão grandes!

      Eliminar
    2. Tão bom. A magia é mesmo essa, Daniela :) às vezes com pequenas coisas conseguimos sorrisos tão grandes!

      Eliminar
  2. Não conhecia a iniciativa mas vou dar uma vista de olhos. É tão bom poder ajudar alguém a ser mais feliz!

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Não estava familiarizado com esta campanha, mas como achei uma boa ideia vou pesquisar mais sobre o assunto. Desde que me lembro, sempre doamos roupas e brinquedos aos mais necessitados, e é uma sensação agridoce, porque tal como disseste "não parece suficiente". Por norma consigo aguentar-me bem, mas quando o assunto são crianças, o meu coração é do mais mole possível, não sei como seria visitar uma dessas instituições.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente! Assusta pensar num choque de realidade assim, mas compensa!

      Eliminar
  4. Não podia concordar mais...esta é aquela altura do ano em que surgem mais campanhas de solidariedade e devia ser assim o ano todo! =/ Não acho mal que se reúnam todos os esforços nesta altura do ano, até pelos valores associados à época natalícia...mas sem dúvida alguma que o esforço não deveria desaparecer à medida que se inicia o ano novo.
    Beijinhos*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O Natal é uma altura em que é sempre bom ajudar alguém a ter um pouco mais de conforto.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca ouvi falar dessa iniciativa, vou espreitar!
    E tens razão, este espírito devia estar presente todo o ano :)
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar dessa iniciativa, mas tenho conhecimento que os CTT costumam fazer parcerias interessantes para ajudar instituições ou Organizações. É preciso estarmos atentos ao site para termos conhecimentos deles. Não te deves recordar, mas escrevi, algures em Outubro, sobre a iniciativa de planar uma árvore, organizada pelos CTT e Quercus. É um dos inúmeros exemplos de iniciativas organizadas pelos CTT.

    Por norma, ajudo uma organização específica (Associação Bianca) ao longo do ano. Acredito que não é preciso chegar ao Natal para fazermos pessoas e/ou animais felizes.

    Débora | Heidiland | www.heidiland.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, esse acho que não vi - acho bom os CTT terem este tipo de iniciativa, acho que só falham na divulgação!

      Eliminar
    2. Concordo :) falta a divulgação. Eu só tive conhecimento da iniciativa "plantar uma árvore" pela RTP1, no minuto Verde.

      Eliminar
  8. É muito bom puder ajudar, contribuir com algo que esteja ao nosso alcançe. Sempre que posso, ajudo. Não apenas no Natal, mas ao longo de todo o ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)