Personal | Tudo por causa de um vestido?...

Hoje experimentei um vestido. Nada demais até aqui. Foi só um vestido. No entanto, dei por mim a pensar nos padrões e regras que eu própria me imponho. Só por causa deste vestido. 


Tamanho L. Não havia maior. Malha fina. Como tal, acima das ancas é colado ao corpo. Visto-o e penso "Tão bonito! Vais comigo!". E depois olho melhor. Eu tenho uma barriguita saliente. Nota-se. Nada de escandaloso, mas tenho. E dou por mim a pensar "Que pena. Não posso levá-lo."

No entanto, o facto de ter gostado tanto do seu corte, da sua saia, até do material, fez-me hesitar. Senti-me fisicamente confortável. Senti-me bonita. Sim, bonita! Novamente, senti isso até ter olhado para as luzes cruas que caiam sobre as minhas formas e que me faziam sombras no umbigo e abaixo da barriga, e que me fizeram pensar "caramba, Joana, podias ter uma barriga perfeitinha!". Tiro uma foto a pensar "vou perguntar à minha mãe o que ela acha". E dou por mim a ajustar a minha posição de forma a não se verem as tais sombras.

E depois apercebo-me de quão ridículo tudo isto é. Esteticamente falando, eu não gosto de ver pessoas com muita pele à mostra, não gosto de roupas muito justas, gosto de ver corpos tonificados - tal como gostaria que o meu fosse, não vou ser hipócrita, embora não faça muito por isso! - mas por norma sou muito mais crítica com estas coisas comigo do que sou com os outros. Mas...se o vestido me faz sentir bonita, se me sinto confortável, se gosto do material e do aspecto dele, por que raio é que tenho que embirrar com o meu corpo, com uma coisa que noutra pessoa eu diria um "'tás maluca?"?

Baby steps. Por norma não digo que cada um veste o que quer e tudo fica bem. Ainda não cheguei aí. Sim, cada um veste o que quer e acho isso óptimo, e tento convencer-me todos os dias a não julgar ninguém por isso. Mas gosto de ver roupas que assentem bem, que favoreçam. Mas os meus baby steps são também no sentido de perceber que o "favorecer" é muito mais do que ser o que as regras dizem que é adequado ao corpo x ou y. O favorecer é fazer-nos sentir bem. E a magia da moda, para mim, é muito essa - permitir que nos expressemos e nos sintamos bem!

Oh well, o que eu não faço para justificar a compra de um vestido. Este já cá canta :)


67 comentários :

  1. Cá eu também acho que te fica muito bem! E toda a gente fica com uma barriguinha com esse tipo de vestidos, a menos que a tenham mesmo lisa. Se te incomoda, os collants costumam ajudar, porque empurram a barriga para dentro. Fica-te bem anyway :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nádia! Sim, os collants vão ser a minha "bóia de segurança" - no tempo quente logo vejo se tenho a confiança necessária para andar com ele sem isso :)

      Eliminar
    2. PS: Vi um kimono amarelo torrado semelhante a esse numa Zara, dei a volta à loja e quando procurei por ele já tinha desaparecido (era peça única). Fiquei para morrer, ahah!

      Eliminar
    3. Bahhh coisa ruim! :p Passa na Stradivarius! :D

      Eliminar
  2. Sempre me disseram que as luzes dos provadores das lojas não fazem nada pela nossa auto-estima...e é verdade!
    O vestido fica-te lindamente! Deixa a barriguinha saliente de parte, se não te interessares com isso ninguém vai querer saber, acredita!

    És linda, no matter what ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdadinha, são tão cruas que nos apontam os problemas todos! Obrigada, Aninhas <3 <3

      Eliminar
  3. Joana, ando-te a falhar nos comentários, mas estou sempre por perto :)
    Mas por outro lado, ando a fugir como o Diabo da cruz, do teu post sobre "The eyes of The Danish Girl" porque quero muito ver o filme (esta semana, sem falta!) e só quero ler-te depois disso.

    Bem, revi-me taaanto no que escreveste. Costumo ser tão crítica comigo mesma que ainda hoje escrevi sobre isso, e de como estou a tentar gostar e aceitar-me cada vez mais, corpo e mente. Portanto, esse vestido podia ser só um vestido, mas é mais que isso. Ao comprá-lo compras-te um pouco mais de amor por ti. :)

    Parmim
    P.S. O vestido é super giro, gosto mesmo de coisas simples e esse fica-te bem, acredita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz o que achaste, Diana! É bom saber que andas por cá ^^,

      Obrigada! É mesmo isso! "Ao comprá-lo compras-te um pouco mais de amor por ti." Que descrição perfeita. Acho que acertaste em cheio :)

      Eliminar
    2. "Ao comprá-lo *compraste um pouco mais de amor por ti." (ups)

      Ando por cá sim, a inspirar-me em blogs bonitos :)

      Eliminar
    3. Ahah olha, nem reparei, o que disseste foi tão bonito que me distraí! :)

      Aww obrigada x 1000! <3

      Eliminar
  4. estava a ler isto e de dedos cruzados "espero que ela o tenha comprado". darling, it looks great!! :)

    ResponderEliminar
  5. O importante é mesmo que te sintas bem :)

    ResponderEliminar
  6. No ano passado li um artigo precisamente sobre como os diferentes tipos de luzes nos provadores influenciam e muito a nossa apreciação das roupas. Por norma, quanto mais iluminado for melhor, pois as probabilidades de veres essas tais "sombras" são mínimas. Tal como tu, sou o meu maior crítico, mas sinceramente não noto "barriga" nenhuma. Se te sentes bem com ele, é isso que importa :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah sim, a iluminação só por cima ia fazendo com que não fizessem a venda, têm que repensar a estratégia nesta loja :) é mesmo. Obrigada!

      Eliminar
  7. Fizeste bem em comprar o vestido, é giro e fica-te bem :)
    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não só acho mesmo que te fica bem como te favorece, e muito. A barriguinha muitos a têm, mesmo as mais magras, mas também gordinhas de ventre liso aonde a gordura se acumula noutras áreas.

    As luzes dos provadores são um demónio, iluminam só de cima, na maioria, e criam ilusões de óptica horríveis. Se te sentes bem confia no teu primeiro instinto, naquilo que pensaste mal te viste com ele vestido, não no que o teu cérebro te pós a pensar após uns segundos ou minutos a reflectir.

    Baby steps são a melhor coisa que podes fazer, ninguém espera que mudes de um dia para o outro. Eu hoje em dia aceito-me como sou, demorou chegar até aqui, mesmo assim ainda tenho inseguranças e há vezes em que me olho ao espelho e só consigo apontar defeitos dos pés à cabeça.

    You go!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Jo. A minha adolescência foi horrível com tantos defeitos que punha a mim mesma (acho que todas acabamos por fazer isso a um certo ponto) - ainda tenho que vir falar disso por cá - e já consegui livrar-me de quase tudo isso menos desta minha panca com a minha barriga, que cá continua, pequenina, mas chata... Baby steps! :)

      Eliminar
  9. Boa compra! O vestido é lindo, fica-te bem e mais importante, se te sentes bonita com ele então vais ficar bonita, porque a atitude faz muita diferença!:)

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. As luzes dos provadores são um terror. Em casa uma gaja até acha que tá pró gordinha jeitosa, nos provadores acha-se gorda, ponto final. O horror. O que importa é sentires-te bem no vestido, porque só isso vai importar na altura de andar com ele ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade ahah :) agora ao experimentar em casa já não parece tão "mal". Cismas! :p

      Eliminar
  11. Estou com a Ana, as luzes dos provadores são muito menos favorecedoras que qualquer luz natural. Por isso, acho que fizeste muito bem em comprar o vestido :) e, eu só vejo coisas boas em relação a ele: realça-te a cintura e faz-te uma forma de ampulheta tão perfeitinha que dá 'inveja' só de olhar! E vá, ficas um mulherão :D *

    ResponderEliminar
  12. As luzes dos provadores... O horror na Terra!!!
    O vestido é lindo e fica-te tãoooo bem :)

    ResponderEliminar
  13. Fica-te mesmo bem! *-* Também ando numa de vestidos cinzentos, não percebo... quer dizer, percebo sim, são lindos <3
    também fico com barriguinha.. mas acredita que se mostrares que não te importas com isso e que te sentes bonita com o vestido é isso que vai transparecer para as outras pessoas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo :) e viva o cinzento, e as barriguinhas, e as nossas formas todas! :)

      Eliminar
  14. Tás linda Joana :D fica-te a matar! A nossa mania de ser tão críticas connosco mesmas é terrível! Beijinho*

    Licas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Licas! Verdade, somos as nossas piores críticas...

      Eliminar
  15. Exactamente! O Favorecer é fazer-nos sentir bem :) E, by the way, as luzes das lojas são terríveis!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Well, estou a ver aqui um padrão :p vou deixar de confiar na iluminação de lojas - caramba, seria de esperar uma estratégia mais inteligente da parte deles!

      Eliminar
  16. Bem, adorei o vestido. Acho que o corte te fica muito bem...
    e além do mais a tua barriguinha não se nota nada!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Uns collants dirfarçam perfeitamente :) E se estiveres com dúvidas podes sempre usar um casaco que comprido tape a zona da barriga :) Acho que isso acontece a toda a gente, até mesmo a quem tenha um six pack mas tenha um estômago mais saliente :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah sim, mesmo um six pack com este menino ia notar-se a milhas :p

      Eliminar
  18. Ele fica-te maravilhosamente bem e faz-te sentir ainda melhor! :)

    Bem fizeste tu! ***

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente, acho que o vestido te fica muito bem mesmo! E fizeste bem em trazê-lo contigo!

    lookingfor-more.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que te fica super bem! O vestido tem um corte lindíssimo. Ninguém é perfeito e se nos sentimos bem é o que importa :D <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro o vestido e sobre A questão sabes o que penso ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I know ❤️ e tens ajudado a que me convença disso. Podemos tudo! :)

      Eliminar
  22. Fizeste muito bem em compra-lo! :P Por norma somos sempre as pessoas mais criticas em relação a nós mesmos e muitas vezes vemos defeitos em nós que mais ninguém vê ;) faz parte ahah

    xoxo

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana,
    entendo os teus complexos e descobri a solução para os nosso problemas: as collants subidas costumam disfarçar a barriguinha e algumas marcas estão a apostar em cuecas subidas (mas sexy's). Vê a colecção "Comfy & Shape" da Oysho

    Espero ter ajudado***

    Débora | Heidiland | www.heidiland.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade :) é um dos "truques" a que vou recorrer, mas acaba por ser um pensamento que me assalta de qualquer maneira já a pensar no tempo mais quente. Não conhecia essa colecção da Oysho, tenho que espreitar, obrigada!

      Eliminar
    2. Eu tenho esse "problema" com dois vestidos que comprei para o verão. De momento estão um pouco mais justos na barriga e também não me gosto de ver. Descobri recentemente esta colecção da Oysho e estou seriamente a pensar comprar um ou dois pares.
      Sou vaidosa como tu :) logo identifico-me com esses pequenos complexos. O mais importante é sentirmo-nos bem e o vestido fica-te muito bem.

      Eliminar
  24. Olha que te fica mesmo bem, para além da cor ser linda!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderEliminar
  25. Estava a pensar que eras uma tonta se não o tivesses comprado! Fica-te lindamente mesmo! Qual barriga desculpa lá?! E a cor é maravilhosa :)
    Beijinho

    www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada, Adriana! Ela está lá, na foto não se nota muito :p mas olha, é minha, e é fofa :p

      Eliminar
  26. Nice dress!

    http://www.alovelystyle.com/

    ResponderEliminar
  27. Mesmo?! Opaaa, fico super contente com isso. :') Obrigado!!!

    Sem dúvida que ADORO o vestido. A malha e a estrutura são fabulosos!!!

    NEW OUTFIT POST | Look Like an Aviator
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  28. Como entendemos cada palavra que disseste... enfim, mulheres!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  29. A única regra que há é "sentirmo-nos bem" com as nossas escolhas ;)

    StrawberryShortSkirt
    Shop My Closet

    ResponderEliminar
  30. Gosto muito de te ver o vestido e não acho, pela foto, que fique particularmente justo e revelador. A forma do teu corpo parece muito bonita, isso sim.
    Mas entendo perfeitamente essas exigências irreais com o nosso corpo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Mas sim, temos que lutar contra estas "cismas". Ajuda a ser mais feliz! :)

      Eliminar
  31. olha que te fica mesmo bem! adoro!
    xo, Ana Rita Leite

    WHITE DAISY blog

    ResponderEliminar
  32. Acho que o vestido te fica super bem! Mas compreendo o que queres dizer...
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. O vestido fica muito bem, fizeste muito bem em o ter comprado! <3

    Um grande beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. E fizeste muitissimo bem em trazer!! Fica-te lindamente baby! De facto as regras/barreiras que pomos a nós próprias são ridiculas...
    Beijinho querida

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page
    GIVEAWAY aqui

    ResponderEliminar
  35. O que interessa é sentirmo-nos bem, nós e connosco, e não com os outros!
    No entanto, todos temos por hábito criar a nossa imagem em função do mundo que nos rodeia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mal geral. Valham-nos os momentos de "clarividência" :)

      Eliminar
  36. Olha que eu adoro o vestido, fica-te mesmo bem!! :)

    ResponderEliminar
  37. Tenho grandes problemas com os provadores das lojas. Por norma gosto deles bem iluminados para ver se tenho ou não a barriguinha a notar-se demais ou qualquer outra coisa. Já rejeitei roupa porque não gostei de me ver, mas provavelmente foi por não me ver bem. Eu tenho imensa dificuldade em encontrar roupa, porque tamanhos grandes há poucos e eu desmotivo-me depressa.

    Mas acho que esse vestido te fica lindamente e... não há desculpas melhores para justificarem a compra de algo, do que a nossa própria felicidade :D

    nuages dans mon café

    ResponderEliminar
  38. Qual barriga?! Ai, ai, ai. Fica lindo e é lindo! :)

    ResponderEliminar
  39. Fico feliz que o tenhas comprado querida :) Ás vezes nos cobramos demais, sei como é... És linda e o vestido ficou-te muito bem!
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)