Personal | 25

25 anos e um dia. E cá estou eu, com mais um ano em números, e na realidade sem notar grande diferença para o passado sábado. É certo que este ano me invadiram alguns pensamentos mais sobre isto que é celebrar mais um ano.

Fotografia de José Santos
Estou a ficar mais velha, mas isto de envelhecer não encaixa no meu vocabulário. Acho que a palavra certa é mesmo crescer. Não em altura, porque essa já está fechada e não foi muita, mas sim como "pessoa". Como é que se define isso? Talvez na capacidade de me conhecer, de analisar os e o que me rodeia, de perceber o que quero e o que não quero. Estou longe - muito longe! - de saber exactamente a resposta para todas as minhas perguntas, mas há algumas coisas que se vão aprendendo em 25 anos de vida. Deixo-vos com algumas coisas que eu aprendi!

1. Na realidade, a diferença na tua personalidade entre os 25 e os 18 não é muita, apenas muda a tua experiência.

2. Tu já achas que sabes muito sobre a vida. Tendo em conta que achavas o mesmo quando tinhas 18, provavelmente continuas a ser uma inocentinha.

3. Arriscar e dizer que sim a experiências que saem da tua zona de conforto só traz coisas boas: a descoberta de algo que gostas e bons momentos, ou a certeza de que os teus receios estavam certos.

4. Aquela história de "mais vale arrependeres-te do que fizeste do que arrependeres-te de nunca teres tentado" é assustadoramente verdadeira, e tu mesmo sabendo disso vais deixar coisas por fazer.

5. A probabilidade de aos 25 de facto já não teres pedalada para a malta de 18 é muito grande.

6. A paciência para dramas e joguinhos de adolescência é nula.

7. Os amigos que te acompanharam até agora vão ser para a vida. Sabes disso porque mesmo que fiques n tempo sem falar com eles, nada muda!

8. Ainda consegues surpreender-te com a capacidade de fazer novos amigos, quando conheces pessoas com quem realmente te identificas.

9. Já te dás ao luxo de "seleccionar" os conhecidos e os que são mesmo teus amigos, and that's ok! Não tens que ser amig@ de toda a gente.

10. Vais dar por ti a pensar exactamente da mesma maneira que os teus pais em algumas coisas, maneira essa que tu tanto criticavas há uns anos atrás.

11. As promessas de saídas à noite para "partir tudo" traduzem-se em ires a um bar que gostas, comer uns petiscos que te fazem salivar, e depois ir dar um pézinho de dança ao som de música muito boa ou muito parva.

12. Classificas como música parva toda aquela que passava nos anos '90 e '00 na rádio e que tu sabes de cor e salteado, apesar de teres a perfeita noção de que são imensamente más.

13. Classificas como música boa qualquer coisa dos anos '80 ou '90 que tenha uma boa voz, umas guitarras à maneira ou então a Macarena.

14. Os momentos mais bonitos e/ou memoráveis normalmente são coisas que acontecem espontaneamente e das quais ninguém estava à espera.

15. As tuas verdadeiras paixões estão definidas, mas ainda assim vais gostar de deixar a tua mente fluir para outras áreas.

16. Das duas, uma: ou apanhas o salário na mão e achas que estás ric@ e toca a ir para a festa, ou apanhas o salário na mão e ficas tão sovina que só queres é juntar mais e mais. Não há meio termo na tua cabeça.

17. A realidade obriga-te a ir para o meio termo: ou porque tens que juntar para algo e isso só se faz poupando, ou porque vais querer comprar algo e isso não se consegue sem gastar nada.

18. Either way, vais sentir remorsos de cada vez que não compras ou de cada vez que compras algo.

19. Já passaste a fase em que achavas que guardar tempo para a família era estúpido. Agora dás valor a todos esses momentos.

20. Acordar às 13h significa que perdeste uma manhã inteira a dormir e isso é um desperdício de tempo. No entanto, não consegues levantar o rabo da cama a não ser que tenhas algo marcado.

21. Já estás naquela fase em que achas bom analisares o teu próprio comportamento e a tua personalidade, e tentas perceber onde podes melhorar.

22. Já desististe de todos os anos ter como resolução de ano novo "vou ser menos rabugenta/ teimosa/ palerma/ whatever".

23. Uma chávena de chá, um livro, e um gato no colo, e és feliz.

24. Nem todas as tristezas são desgraças, nem todas as alegrias te fazem gritar de felicidade, nem todas as paixões são assolapadas, nem todas as dores são insuportáveis. A vida é feita de preto, branco, e infinitos tons de cinzento lá pelo meio.

25. Provavelmente vais ler isto daqui a uns anos e pensar "esta miúda não sabia nada disto".

Resta-me esperar que venham muitos mais, sempre com muito para aprender. Acredito piamente que se alguém souber tudo sobre a vida, a vida dessa pessoa deve ser muito aborrecida!

Beijinhos da velhota! :)


55 comentários :

  1. Feliz aniversário atrasado, Joana, espero que tenhas tido um dia à tua altura, como mereces!
    Ainda falta um pouquinho para eu chegar aos 25, mas adorei ler as tuas aprendizagens. Gosto muito de ler/ouvir os conselhos e experiências de pessoas mais velhas, enriquece-me. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês! :) É sempre bom aprender com os outros, sejam eles mais velhos ou mais novos ^^ beijinho!

      Eliminar
  2. Parabéns atrasados Joana! Que tenha corrido tudo pelo melhor e desejo-te muitos mais anos de vida e muitas mais aprendizagens!

    ResponderEliminar
  3. Gostei! :) Era exatamente a esta mood que me referia nos votos de feliz aniversário que te enviei ;)

    E adoro o vestido! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Joana! =D

    Como é verdade tudo o que dizes, é até incrível ver como as tuas aprendizagens são muito parecidas com as minhas, mesmo que nunca nos tenhamos conhecido pessoalmente. Acho que é mesmo daquelas coisas que aparecem com a idade, eheheh. Adorei ler o artigo =)

    Meio Cheio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jéssica! Ahah alguma coisa temos que ter em comum! Algumas destas são mesmo daquelas que se vai aprendendo com o tempo :)

      Eliminar
  5. Bem vinda aos 25! <3
    Vi-me em todos os pontos, mas ámen para o ponto 24.

    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank youu!

      I know, right? Há alturas da vida em que queremos que seja tudo uma montanha russa, mas não funciona assim!

      Eliminar
  6. Apesar de ainda não ter 25 - e de ainda me faltarem alguns anos - adorei ler as tuas aprendizagens. São este tipo de publicações (e não só) que nos enriquecem enquanto pessoas e isso é tão bom :) um beijinho!

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, parabéns atrasados querida Joana :) Que cada dia te dê motivos para seres [ainda] mais feliz!!
    Quanto à tua lista, concordo e corroboro! Apenas acrescento que, quando chegares perto dos trinta, vais confirmar, outra vez, tudo isso e mais umas coisinhas! Eu não lido assim muito bem com o avançar da idade, mas consigo ver o lado bom da coisa que é a serenidade e a paz que a mesma me trouxe [mesmo naqueles dias em que ainda me sinto uma adolescente parva e insana - o que não é tão raro quanto isso!!]. Um grande beijinho e espero que continues sempre por cá pois é muito bom 'ler-te' :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina! <3 Vamos lá ver como corre :D o passar do tempo não me tem caído mal, antes pelo contrário, mas essa sensação de maior paz é crescente de ano para ano. Suponho que tem algo a ver com o facto de ser mais um ano em que vivemos com nós mesmos :)

      Eliminar
  8. Ainda que atrasados, parabéns Joana! Espero que o dia tenha corrido bem. Estou a 1 ano dos 25 e é assustador o quanto me revejo nas tuas "aprendizagens". O que me ri com a 6! Costumo falar disso várias vezes, infelizmente. Quando à questão do salário, é tal e qual :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo! Ahah a 6 começa a ser o meu mantra. Quero é paz e sossego! :p

      Eliminar
  9. Gostei tanto e identifiquei-me com tanto... e olha que eu tenho mais dez em cima ;)

    Um beijinho e parabéns atrasados, querida Joana :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns atrasados :) Adorei o post, é tão verdade!! LOLL

    Beijinhos

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns pelos teus 25anos,que a tua festa tenha sido super divertida,isso é o principal...!! Muito boa semana para ti,fica bem querida!!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Jiji!! Espero que tenhas tido um dia magnifico ^_^
    Nem acredito que tens 25, mais pareces 28! Não, não são as rugas mas é o teu à vontade com a vida, ou a forma como falas, pareces uma pessoa experiente hehe

    O ponto 9 tem também a ver com o pouco tempo que passamos a ter, então queremos que seja passado da forma mais produtiva possível, de preferência com pessoas que valem realmente a pena.

    Que venham muitos mais anos e que sejas semore feliz! Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada, Martinha! Será que aos 30 vou ser tão cool como tu, mulher? :p

      Ora. Acho que tens toda a razão :D Um grande beijo!

      Eliminar
  13. Muitos Parabéns!Beijinhos

    http://messtyleblog.blogspot.pt/search/label/Looks

    ResponderEliminar
  14. Parabéns. Pelos 25 e pelo texto. O teu melhor post, if you ask me :) Adorei!

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
  15. Joana, que texto incrível! Acontece-me muitas vezes ler destes posts (x coisas que aprendi em x anos) e pensar que não me identifico com nada daquilo (ou até que alguns dos pontos da lista - ou muitos - são um bocadinho tolinhos...) mas o teu foi spot on. Uau! Muitos parabéns e continua a ser assim, gosto muito da tua atitude para com a vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sílvia! É mesmo bom saber que vos consigo passar o que me vai na cabeça - obrigada por estares desse lado! :)

      Eliminar
  16. Qual velhota qual quê :P Muitos parabéns Joana, ainda que um bocadinho atrasados! Com 23 também me identifico com muitos pontos, especialmente com já não ter pedalada para malta de 18! Ahah xD
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah muito obrigada, Adriana! Não é velhice, é juízo! :p

      Eliminar
  17. Ahahah sério?! Que bela coincidência :P
    Por mim mudava-me para o Pinterest :P

    Desculpa o atraso mas... PARABÉNS <3 Espero que tenhas tido um dia feliz!

    Também vou fazer um quarto de século e partilho da mesma opinião que tu: fazer anos não é envelhecer... É aprender :D

    NEW OUTFIT POST | Vintage Street Style Bomber Jacket.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns, ainda que super atrasados, Joana! Espero que tenhas tido um dia espetacular e que este ano seja incrível para ti!
    Adorei ler estas tuas aprendizagens! Daqui a uns anitos ainda te vou dar razão! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Adorei o post! :P
    Eu também faço os meus 25 este ano eheheh

    xoxo

    ResponderEliminar
  20. Joana, ler-te enche-me mesmo o <3 Mais uma vez, parabéns por seres tal e qual como és. Tenho 26 e isto podia ter sido escrito por mim ( trocava apenas o gato pela minha cadela Snow!! :D )

    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigaaaaada, Diana! Digo o mesmo dos teus comentários, mulher ^^ e cada uma com os seus compinchas! :D

      Eliminar
  21. Muitos parabéns! (Ainda vou a tempo? Acho que sim!). Identifiquei-me imenso com o 6... Mas confesso que isso já vem desde... Hm... Sempre? Gostei muito do 2 ahah Embora tenha plena noção de que continuo sem perceber nada da vida! Mas por vezes esqueço-me disso e acho que sei tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vais ahah! Muito obrigada, Catarina!

      Ai como te entendo :p também sempre fui assim - aliás, eu era aquela miúda que era a "aborrecida" do grupo porque por mim era tudo facilmente resolvido: ou estava tudo bem, ou dizia o que tinha a dizer e pronto ahah mas a paciência que tinha para aturar os dramas dos outros...está a desaparecer a uma velocidade estonteante :p

      Quanto ao n.º 2...isso não durará a vida toda? :D

      Eliminar
  22. Parabéns atrasados :P
    Mais uma menina de Setembro, só deves ser boa pessoa *cof*
    Btw, fazer anos faz-nos constatar muita coisa e algo que me venho a aperceber cada vez mais é que somos aquilo que "experimentamos" e não, não somos uma alteração de personalidade só porque sim.

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanessa! Setembro é mesmo tempo de boa colheita :p

      Ora. boa definição, acho que é mesmo isso :)

      Eliminar
  23. Muitos parabéns atrasados Jiji!! Que contes com muitos mais, que continues a ser essa mulher incrível e toda giraça, que nunca percas essa essência fantástica e que continues a aprender mais e mais ao longo que os anos passem! Tal como afirmas, e muito bem, o termo envelhecer é muito pesado! O crescimento e a aprendizagem é que são, de facto, aquilo que vamos acumulando na nossa vivência! Apesar de ainda só ter 18 anitos, identifiquei-me bastante com alguns dos pontos!
    Uma vez mais, parabéns!
    Beijinhos! <3

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)