Personal + DIY | ACMA | Memórias de Infância

Em Novembro, o ACMA - A Cultura Mora Aqui - leva-nos ao passado: Infância! E sim, sou uma saudosista. E há poucas coisas que me façam viver mais o passado do que revisitar sabores e cheiros que me trazem memórias de outros tempos. É precisamente essa a minha sugestão de hoje - e sei que muit@s terão isto em comum comigo: que tal fazer uma papa de fruta com bolachas e recordar os tempos de miud@ a cada colherada?


Do que vão precisar? Simples! Fruta, bolachas (usei digestivas, mas se gostarem podem optar por bolacha Maria para que o resultado seja mais doce), um recipiente e uma varinha mágica. Podem aproveitar para gastar a fruta mais "amassada" que tenham por casa, uma vez que o aspecto aqui não importa de todo.


Só o processo traz saudades: a minha mãe, a minha avó ou o meu irmão a chamarem-me para ajudar a descascar a fruta. A borrada que eu fazia enquanto tentava descascar uma maçã (e levava metade da fruta para o lixo com a casca). Os "tem cuidado com a faca" da minha mãe. Os "descasca tu" que eu dizia ao meu irmão. 


Depois, os momentos de expectativa enquanto colocávamos os pedacinhos de fruta cortada no copo onde passaríamos tudo com duas ou três bolachas. Et voilá! A varinha faz a sua magia e nasce uma taça de memórias doces. Tardes passadas a ver filmes - na minha adolescência, vi o Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulin umas 10 vezes com o meu irmão enquanto comíamos papa de fruta, usando bolachas como colheres.



Saudável? Nops, não é. Só em açúcar acho que deve cobrir a dose de uma semana! Mas é bom. É doce, confortável, nostálgico, quente para o coração e fresco para a memória. 
É a minha infância numa taça.

Para colaborar no ACMA entrem em contacto com a Ju para o corsemfim@gmail.com - Qualquer blogger/youtuber pode participar, basta terem vontade de abordar temas e visões que fujam um pouco ao vosso registo comum!

Espreitem também os restantes blogs participantes no ACMA: 
E por aí: qual é o vosso gatilho para uma viagem à infância? 


20 comentários :

  1. Que ideia gira! Eu não era muito de papas, mas se há algo que me leva muito À infância são os filmes e livros do Harry Potter, principalmente os primeiros 3
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  2. ahah adoro, que saudades dos tempos em que não tinha preocupações!

    Sem dúvida que tenho de fazer a papa de fruta com as bolachinhas!!

    Beijinhos,
    https://nica-llu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. acreditas que ainda hoje volta e meia como isso? sabe tao bem. traz mesmo boas recordaçoes :)

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :p acontece-me o mesmo - já não fazia há muuuuuito tempo, mas soube-me tão bem fazê-la!

      Eliminar
  4. Sempre fui muito ruim para comer portanto não era muito amiga de papas tanto que ainda hoje as dispenso :p

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah papas ou outra coisa qualquer: às vezes sabe bem recordar os tempos de miúda :p

      Eliminar
  5. Oh my... deve ser uma deliciosa bomba (calórica) :D
    xo, Ana Rita Leite

    WHITE DAISY blog

    ResponderEliminar
  6. Acho que não devo comer papa de fruta desde...sei lá, desde os 4 anos?!? E ainda assim, lembro-me! Que saudades :)

    SORTEIO relógio timberland no My kind of joy

    ResponderEliminar
  7. Hum tão bom :) Adorei.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não comia tanto essas papas, era mais a fruta inteira. O que comia, isso sim (e de saudável também não tem nada) era uma sandes de bolacha maria, com manteiga e açúcar. Sabia mesmo bem!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)