Photo + Personal | 6 on 6 | Looking Back

Tudo o que é bom tem um fim e está na altura de nos lançarmos a novos desafios! No entanto, não poderíamos deixar o nosso 6 on 6 ir embora assim, sem um adeus feliz e pensado, e sem um olhar para o quanto de bom ele nos trouxe!

Joana Sousa, Jiji, Criar
Foram doze meses de desafio. Doze meses a puxar pela imaginação a início, alimentá-la a meio, e acabar a dar-lhe rédea solta. Doze meses a testar limites, técnicas e pontos de vista novos sobre os temas e sobre o que é isto de fotografar. Sinto que num ano aprendi e arrisquei mais do que em muitos anos em que ando nisto - porque agora tinha um objectivo, um propósito, um conceito.

Catarina Coelho, A Girl in Mint Green, Noite
Sem querer parecer muito full of myself, também tenho que saber ser o mais objectiva possível: estou longe da perfeição, mas sei que evoluí muito precisamente por causa deste desafio. Passei por um pouco de tudo: técnica, conhecimento, saber o que fazer para conseguir a foto que quero, desde configurar a câmara, passando pelo enquadramento, até à edição. Os meus olhos treinaram-se para procurar fora do que está no primeiro plano, no que está mais escondido. A minha imaginação voltou a estar activa, imaginando cenários e histórias para cada imagem. Sim, descobri também que tenho uma pequena panca com criar imagens que tenham algum tipo de história para contar - e sendo isso tão difícil, tenho muito por onde trabalhar até conseguir fazer o que quero! Mas se já desconfiava, agora tenho a certeza: practice makes perfect.

Catarina Sousa, Joan of July, Infância
Nas minhas fotos favoritas do nosso 6 on 6 - e que odisseia foi escolher isto, tendo em conta a minha péssima capacidade de síntese e a quantidade de bons clicks que por aqui andou! - está o olho apurado da Catarina para o sorriso e a alma de cada momento, as fotografias conceptuais da Catarina que têm tanto de sonho como de história, as cores e a vibe sempre tão viva das imagens da Marta e o olho certeiro da Vânia para os detalhes certos no segundo certo. E o meu leap of faith em finalmente ganhar a coragem de sair à rua de câmara na mão sem medo de experimentar coisas novas.

Marta Chan, Viver a Viajar, Outono
Vi as minhas compinchas evoluírem da mesma forma: é notória a nossa evolução ao longo do tempo. Desde a forma como interpretamos os temas, cada uma de uma forma tão pessoal, e todas em harmonia, até à capacidade de transformar em imagens o que nos vai no pensamento, todas nós crescemos e mostramos que não é preciso ter medo de arriscar e mostrar ao mundo o que os nossos olhos vêm.

Vânia Martins, Raining Days and Mondays, Infância
O bónus deste projecto? A companhia tão boa! Crescer em conjunto, partilhando angústias, vitórias, alegrias e "oops malta, estou à rasca!" :) Trabalhar com gente boa, com vontade, com garra, e que nos inspiram a cada imagem é um gosto, e estou muito agradecida pelo grupinho que formamos: com mais ou menos contratempos, com mais ou menos desvios na estrada, e com muita vontade de aprender, chego ao fim com a certeza de que foi das coisas que mais prazer me trouxe durante o ano de 2016, e muito se deve ao trabalho de cada uma de nós que cada dia 6 publicava uma nova dose de sonhos em formato jpeg. :)

Joana Clara, Às Cavalitas do Vento, Inícios
Fica a promessa: we'll be back. Um bichinho destes, tão bem alimentado como foi durante um ano inteiro, já não pode parar quieto! Stay tuned, e não se esqueçam de espreitar os favoritos da vizinhança:

Raining Days and Mondays | Às Cavalitas do Vento

Podem rever todos os posts na seguinte lista:


E muito obrigada por terem estado desse lado a acompanhar-nos a cada mês! <3


16 comentários :

  1. a vida é feita de mudanças :) beijinho*

    iispinklove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro a primeira e a última foto! :)
    Beijinho

    www.catyyysupervaidosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Concordo com todos os pontos da tua reflexão. Foi um crescimento a vários níveis e uma desculpa perfeita para praticarmos isto da fotografia. ´Não há outra forma: temos mesmo que praticar e que nos testar e, tal como um fotógrafo profissional que conheço me disse, ter um objetivo, um projeto, torna tudo mais fácil.

    Já te devo ter dito umas quinhentas mil vezes que sou fã das tuas fotografias, revejo-me sempre nelas e na tua perspetiva aguçada para os detalhes e creio que este 6 on 6 te trouxe um grande crescimento. O último, dos temas livres, estava simplesmente brutal! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li ontem o post onde falavas dessa tua experiência no workshop - é mesmo isso!

      Obrigada, Vânia! E devo dizer o mesmo em relação a ti - btw, as tuas fotografias nos últimos tempos andam BRUTAIS, estás feita uma street photographer :D

      Eliminar
  4. Esta rubrica foi das mais bonitas e que mais gosto deu acompanhar.
    Acredito que por veses não fosse fácil encontrar algo para encaixar no tema mas acho que cada uma com a sua perspetiva conseguiram realizar da melhor maneira possível :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Com que então a "Frida Possuida" foi a minha foto preferida hahaha amoooo essa foto, acho que deveria tirar mais auto-retratos mascarada, olha, fica aqui o desafio :)

    As tuas fotos foram brutais desde o inicio ao final do projecto e concordo com a Vânia, o ultimo 6 on 6 esmeraste-te nas horas! Só desse post tenho 3 fotos tuas favoritas do projecto, para teres uma ideia.

    Como tínhamos este compromisso entre todas, parece que havia uma dose extra de motivação para sairmos à rua e fotografar aleatoriamente mas sempre a pensar naquele tema.

    Obrigada por pertenceres a este grupo e nos inspirares tanto... obrigada pela risada no face e fazer piadas da nossa desgraça quando tínhamos uma foto e faltava uma semana. É esse o espírito!

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah pleeeease, do, foi uma ideia do caraças! Também gostei muito da tua do pescador, mas acabei por escolher esta porque...olha, pronto. Tira mais eheh :p

      Obrigada, Marta! Por tudo <3 e também pelas conversas parvinhas :D

      Eliminar
  6. As fotos estão todas fantásticas! Mas a primeira é qualquer coisa de muito fofa <3
    beijinhos, The Fancy Cats | INSTA

    ResponderEliminar
  7. A primeira foto está qualquer coisa,talvez pela criança :) sim. E a da "Infância" também gostei imenso...mas no geral estão todas lindas. Já participei num projeto semelhante e adorei
    Kiss

    Giveaway-Daniel Wellington no instagram
    www.inspirationswithm.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso de vos acompanhar, mesmo que tenha chegado ao vosso projecto mais a meio do ano. Mas mesmo nesse espaço de tempo consegui ver a vossa evolução. É sempre interessante ver as diferentes formas que as pessoas têm de interpretar um tema comum... Isso foi bastante claro nas diferentes publicações. Espero que continuem a fotografar e a partilhar esses registos!

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo o que dizes! Foi um desafio e tanto, que só nos trouxe aspectos positivos a vários níveis. Trabalhar em grupo, cumprir prazos, explorar mais a fotografia... Tanta coisa :D No que toca a fotografia, para mim és a minha "mestra", porque já aprendi imensa coisa graças a ti Jijizecas <3 :P

    Adorei este 6 on 6 e espero continuar a fazer isto por muito tempo! E convosco, claro está. Sem vocês não seria a mesma coisa :D

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)