Photo | Off Sight | Meu rico São João

Aumenta o desafio: Gente da minha terra.

Como vos tinha dito no último Off Sight, este mês é de mudança: o tema passou a ser dedicado à Gente da nossa terra, às suas histórias e olhares. E quem sabe do que eu gosto na fotografia, sabe que este é um desafio muito especial para mim, uma vez que o meu olhar fica sempre preso nas pessoas - muitas vezes falta-me é a coragem de as fotografar!

Mas bom, passemos ao que importa: os olhares e as histórias. E que histórias! Levei a minha câmera comigo para o São João, e, claro, tive momentos belíssimos para retratar. Histórias divertidas, genuínas e boas como só a magia da minha cidade sabe criar. (Até rimei, que pinta!)





A multidão em festa é das coisas mais puras e felizes do nosso S. João. Toda a gente sorri, toda a gente festeja, toda a gente dá marteladas e toda a gente trata toda a gente por tu. Noutro dia qualquer ficaria irritada com tanta marteladazinha e tanta música pimba e brasileira à minha volta, mas no S. João é tudo o que quero. E por isso saí à rua, como qualquer São João que se preze pede, e sorvi o que o meu Porto tem de melhor: a sua alma.





Enchi-me de coragem e pedi um pouquinho de atenção à senhora que me vendeu uma cerveja, que observava todos de sorriso no rosto e um "obrigada" após cada bebida que saía do seu balde de gelo. Pedi um bocadinho de alegria emprestada ao grupo que me avisou que o caminho não era pelo lado deles, mas sim pelo meio do seu túnel de martelinhos. Pedi um minuto de pausa à D. Fátima que toma conta da casa de banho pública - as "sentinas" - no Jardim do Passeio Alegre, e que às 4 da manhã fazia alegremente conversa com quem esperava.





O cheiro a sardinhas quando já é de madrugada, a festa, novos, velhos, e tudo aí pelo meio, a dançarem juntos no meio da multidão e a celebração de uma noite em que tudo pára para sair à rua. Para mim o S. João é isto! Para ser perfeito, faltaram apenas os balões a enfeitar o céu - que, confesso, percebo que tenham sido proibidos. Ainda assim, senti-lhes a falta. Isso, e ter percebido antes que a caminhada entre a Ribeira e Matosinhos já não é "uma cena". Depois de tantos anos de épocas de exames a estragar-nos o S. João e a impedir-nos de fazer isso, já perdemos o fio à meada!

Como costume, deixo-vos o convite: espreitem os resultados das minhas companheiras de aventura! Infelizmente a vida pregou-nos partidas e algumas de nós não conseguiram fotografar este mês, mas voltaremos à programação habitual em breve. Estou mesmo curiosa com a mudança de tema!

Convidadas:
Meek Sheep
FashiONoir

Gostaram do resultado? Quem é que por aí festeja o S. João? Quero saber as vossas melhores histórias deste ano!


15 comentários :

  1. Estão lindas, Jiji! Também tenho esse medo de fotografar pessoas, tenho sempre receio que venham atrás de mim partir-me a câmara. Mas adoro e até agora tem corrido bem :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso é verdade. Amor com amor se paga, não é?! Neste caso com a estupidez pura. Mas enfim. Acho que ainda vai demorar muito, muito tempo até que as coisas mudem mesmo. Nunca ninguém vai aceitar o outro, quanto mais não seja por ver a vida de forma diferente. Portanto, cabe-nos a nós conformarmo-nos com isso!

    Aiii! Quem me dera ir passar um S. João ao Porto :D A energia e a adrenalina da noite deve ser brutal! Brutal mesmo!!! Foi tão bom ler esta caminhada :P Quase que saí contigo ahah

    NEW DECOR POST | Vamos DAR VIDA aos ESPAÇOS PEQUENOS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Estão belíssimas as fotos. E que saudades tenho de um S. João no Porto. Para o ano é que é! :)

    ResponderEliminar
  4. Invejo-te a noite de São João, invejo-te a coragem de fotografar à noite e de fotografar no meio da multidão! clap clap clap!!!
    Excelentes fotos, como de costume. Até senti o cheirinho das sardinhas. :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adorei, as fotografias estavam espectaculares! Quem me dera :D Mas excelente trabalho

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  6. Também temos o São João em Almada mas nada que se compare à festa que é no Porto. Adorei as fotografias! Beijinhos :)

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  7. Que fotografias tão bonitas! Gosto especialmente da do alho porro e da do menino com o martelo!
    Eu adorava conseguir fotografar pessoas, mas sempre que tento acho que as fotografias acabam "feias" e a parecer forçadas, mesmo que a pessoa esteja a quilómetros de mim!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  8. Tão bom ver o S. João pelos teus olhos! E tens fotos dignas de um wordpress photo mulher, até arrepia. A 2ª, 7ª, 8ª e a 10ª são para emoldurar, se faz favor, e mandar para mim, sim? :D Agora fora de brincadeiras, tens mesmo bom olho para isto! E pronto, estou-te sempre a dizer a mesma coisa, às tantas até já aborrece, mas olha, ninguém te manda fotografar tão bem!
    Bjo. :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro fotografia, e tu tens olho, excelentes fotos!

    ResponderEliminar
  10. O nosso rico São João! :D As tuas fotografias retratam na perfeição a alegria dessa noite. Nem sei qual gosto mais. Se da fotografia dos rapazes a dançar em cima do muro, se das pessoas dentro do túnel da Ribeira... Está tudo lindo, mulheri :D

    ResponderEliminar
  11. Joaninha (*inserir emoji boquiaberto aqui*) que reportagem maravilhosa! Digna de um jornal ou publicação do género :) as fotografias estão incríveis, e por estarem tão fiéis àquilo que se vive, efectivamente, nesses ambientes de festa, estão de tirar o fôlego! Eu adorei, adorei*

    ResponderEliminar
  12. Fotos magníficas, relatório perfeito, e sentimentos muito genuínos! Well done, Jiji!

    LYNE

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)